Resolução 055/93 - CONSUNI
(Alterada pela Resolução 038/94 - CONSUNI)

 

Dispõe sobre a criação e funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em Física a ser ministrado pelo Centro de Ciências Tecnológicas FEJ/UDESC, em Joinville – SC, e dá outras providências.

O Presidente do Conselho Universitário - CONSUNI da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no uso de suas atribuições,

CONSIDERANDO:

1) o que consta do Processo nº 385/92, originário do Centro de Ciências tecnológicas-FEJ, devidamente analisado e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em reunião de 30.06.1993; e

2) a deliberação do plenário deste egrégio Conselho Universitário relativa ao referido processo, tomada em sessão de 21.12.1993;

RESOLVE:

Art. 1º - Fica criado o Curso de Licenciatura Plena em Física, com sessenta (60) vagas totais anuais (30 vagas para cada vestibular), a ser ministrado pelo Centro de Ciências Tecnológicas – FEJ, no CAMPUS II da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Art. 2º - O Curso de Licenciatura Plena em Física terá como objetivos:

I – formar professores de Física para atuarem no ensino de Segundo Grau, de maneira a preencher espaços ora utilizados por profissionais não habilitados, com conseqüente melhoria do nível de ensino e aproveitamento.

II – fornecer aos  alunos uma formação adequada, conforme legislação vigente, na área didático-pedagógica, sem descuido, no entanto, no que diz respeito aos conteúdos específicos da Física.

Art. 3º - A duração total do Curso de Licenciatura Plena em Física será de 2.805 (duas mil, oitocentos de cinco) horas/aula, distribuídas em oito semestres letivos, com tempo médio de integralização de 4 (quatro) anos.

Art. 4º - O Curso de Licenciatura Plena em Física obedecerá ao regime acadêmico seriado e funcionará em dois turnos: 1ª, 3ª, 5ª e 7ª Fases, no período matutino e, no período vespertino, as 2ª, 4ª, 6ª e 8ª fases.

Art. 5º - A grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Física de que trata a presente Resolução terá a seguinte composição:

1ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
CDI I  Cálculo Diferencial e Integral I
06
90
ALGA I Álgebra Linear e Geometria Analítica I 
04
60
QGE Química Geral e Inorgânica 
06
90
EFC I  Educação Física Curricular I  
03
45
ECF  Evolução dos Conceitos de Física 
03
45
EPB I  Estudo dos Problemas Brasileiros I 
02
30
  TOTAL DA FASE
24
360

2ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
CDI II  Cálculo Diferencial e Integral II
04
60
QGE II Química Orgânica 
06
90
FGE I   Física I 
06
90
FEX I  Física experimental I
03
45
EFC II  Educação Física Curricular II
03
45
ALGA II Álgebra Linear e Geometria Analítica II
04
60
  TOTAL DA FASE
24
360

3ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
CDI III   Cálculo Diferencial e Integral III 
04
60
CVE Cálculo Vetorial 
04
60
CBA Computação Básica
04
60
FGE II  Física II 
06
90
FEX II Física experimental II 
03
45
  TOTAL DA FASE
21
315

4ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
CDI IV  Cálculo Diferencial e Integral IV 
04
60
CAN  Cálculo Numérico  
04
60
FGE III  Física III 
06
90
FEX III   Física experimental III 
03
45
PSI I   Psicologia da Educação I  
04
60
  TOTAL DA FASE
21
315

5ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
FGE IV  Física IV
06
90
FEX IV Física experimental IV 
03
45
MGE Mecânica Geral
06
90
ETR  Eletrônica Básica 
04
60
EFE Estr. e Func. do Ensino de Seg. Grau
04
60
PSI II  Psicologia da Educação II 
04
60
  TOTAL DA FASE
27
405

6ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
TEM   Teoria Eletromagnética 
06
90
TER  Termodinâmica
04
60
ESM I  Estrutura da Matéria I
06
90
IEF I   Instr. P/ Ensino de Física I
04
60
DID  Didática
04
60
  TOTAL DA FASE
24
360

7ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
ESM II Estrutura da Matéria II
06
90
FAP Física Aplicada
06
90
IEF II  Instr. P/ Ensino de Física II
06
90
PEF I Prática de Ensino de Física I
04
60
EPB II Estudo dos Problemas Brasileiros II
02
30
  TOTAL DA FASE
24
360

8ª FASE
   
SIGLA
DISCIPLINA
HORA / AULA
   
SEMANAL
TOTAL
AST Introdução a Astronomia
06
90
PEF II  Prática de Ensino de Física II 
08
120
  Tópicos Especiais 
04
60
  TOTAL DA FASE
22
330

Parágrafo Único – Os acadêmicos deverão cursar, no mínimo, 120 horas em disciplinas de sua escolha, com o objetivo de complementação do conhecimento em áreas  de seu interesse, escolhidas entre as disciplinas Tópicos especiais, cujas ementas serão aprovadas pelo colegiado de Curso.

Art. 6º - As disciplinas que compõem a grade curricular estabelecida no artigo anterior têm as seguintes ementas:

Evolução dos Conceitos de Física

 Os Antigos. Período Medieval. Final da Idade Média e Renascença. A Ci6encia Clássica. O Nascimento da Física Moderna.

Cálculo diferencial e Integral I

Funções de uma variável. Limites e Continuidade de Funções. Derivadas. Diferenciais. Integrais indefinidas.

Cálculo diferencial e Integral II

Integral Definida. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Integrais  múltiplas. Seqüências e Séries. 

Cálculo diferencial e Integral III

Equações diferenciais ordinárias e parciais. Transformadas de Laplace. Função de onda: Solução em sistemas cartesiano, cilíndrico e esférico. 

Cálculo diferencial e Integral IV

Funções de uma variável complexa. Transformadas de Fourier. Funções de Bessel e Legendre. 

Álgebra linear e Geometria Analítica I

Vetores. Produto escalar, vetorial duplo e misto. Retas e planos no R³ . transformação de Coordenadas no R². Coordenadas Polares, Cilíndricas e Esféricas. Cônicas: base e dimensão. Transformações e eletromagnetismo. 

 Álgebra linear e Geometria Analítica II

Superfícies e Curvas e Curvas no R³. Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços Vetoriais: base e dimensão. Transformações lineares. Operadores Lineares. Auto-valores, auto-vetores. 

Cálculo Vetorial

Cálculo diferencial vetorial. Cálculo Integral Vetorial. Coordenadas curvilíneas ortogonais. Aplicações geométricas, mecânicas e eletromagnetismo. 

Cálculo Numérico

Resolução de sistemas de equações lineares. Resolução de Equações Diferenciais. Resolução de integrais definidas. 

Computação Básica

Noções básicas sobre sistemas de computação. Algorítmos. Noções sobre linguagem de programação. Linguagens de Alto Nível. 

Química Geral e Inorgânica

Princípios elementares de Química. Estrutura Atômica. Propriedades periódicas dos elementos. Ligações químicas. Funções inorgânicas. Estequiometria.

Química Orgânica

Hidrocarbonetos. Haletos orgânicos. Compostos orgânicos oxigenados, nitrogenados e sulfurados. 

Estudo dos Problemas Brasileiros I

O comportamento social. A evolução da economia e política nacionais. Bases filosóficas da Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

Estudo dos Problemas Brasileiros II

Mesmos tópicos de EPB I, abordados com maior profundidade. 

Física I

Cinemática e dinâmica da partícula e de sistemas de partículas. Leis de conservação de energia, momento linear e momento angular. Cinemática e dinâmica da rotação. 

Física II

Movimento oscilatório. Gravitação. Ondas Mecânicas. Acústica. Hidrostática e hidrodinâmica. Temperatura e calor. Leis da termodinâmica. Entropia. 

Física III

Eletrostática. Magnetostática. Propriedades magnéticas da matéria. A Lei de Faraday. A Lei Ampere-Maxwell. O Campo eletromagnético. 

Física IV

As Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas. A Luz. Óptica geométrica e óptica Física. Introdução à Física Moderna. 

Física Experimental I

Medidas físicas. Cinemática unidimensional. Leis de Newton. Colisões. Coeficientes de atrito. Momento de Inércia de corpos rígidos. 

Física Experimental II

Pêndulos simples e físico. Calor específico de sólidos e líquidos. Calor latente. Dilatação linear de sólidos e líquidos. Termômetros. Ondas estacionárias. 

Física Experimental III

Mapeamento de campos eletrostáticos. Verificação experimental das Leis de Ohm e Kirchhoff. Circuitos RC. Resistência interna de geradores. Transferência de potência em circuitos resistivos. 

Física Experimental IV

Circuitos RL e RLC. Espectroscopia de prisma e de rede de difração. Lentes. Interferência. Telescópios. Movimento de cargas em campos magnéticos uniformes. Medidas de campos magnéticos. 

Psicologia da Educação I

A psicologia como ciência. Sua natureza interdisciplinar. A psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente. Aspectos do desenvolvimento afetivo e psicomotor. 

Psicologia da Educação II

Estudo do processo de aprendizagem. Gesltalt, Skinner, Rogers e Bruner. A natureza das teorias e seus antecedentes históricos. 

Estrutura e Funcionamento do Ensino de Segundo Grau

Visão da estrutura e funcionamento do ensino de segundo grau no país, com base na legislação vigente. 

Didática

Educação formal e informal. Pressupostos teóricos da didática. Fundamentos da ação docente. O processo de planejamento do ensino. 

Eletrônica Básica

Análise de circuitos AC e DC. Circuitos retificadores. A Física dos elementos ativos. 

Física Aplicada

Princípios e conceitos físicos envolvidos no funcionamento de aparelhos tais como: geladeira, liqüidificador, motor a gasolina, radar, etc. 

Mecânica Geral

Fundamentos da mecânica newtoniana. Formulação lagrangeana e hamiltoniana da Mec6anica Clássica. 

Teoria Eletromagnética

Conceitos fundamentais do eletromagnetismo. Equações de Maxwell e condições de contorno. Propagação de ondas eletromagnéticas. Radiação. 

Termodinâmica

Equações de estado. Primeira Lei. Segunda Lei. Entropia. 

Estrutura da Matéria I

A necessidade de uma nova Física. Relatividade restritiva. Introdução à Mecânica Quântica. 

Estrutura da Matéria II

Estatísticas clássica e Quântica. Moléculas. Física do estado sólido.   

Instrumentação para o Ensino de Física I

Estudo de projetos de ensino de Física já existentes, para o segundo grau. Estudo de técnicas e métodos utilizados no ensino de Física. 

Instrumentação para o Ensino de Física II

Preparação de experiências demonstrativas. Elaboração de projetos de ensino de Física. Planejamento e adaptação de material de laboratório. 

Prática de Ensino de Física I

Técnicas de ensino. Elaboração de instrumentos para a avaliação do processo ensino-aprendizagem. 

Prática de Ensino de Física II

Treinamento, em forma de estágio em escolas da comunidade. 

Introdução à Astronomia

Sistemas de refer6encia astronômicos. Posições sobre a Terra em movimento. Coordenadas astronômicas celestes. O tempo e sua medida. Tempo rotacional. Determinação de latitude, azimute e longitude. Telescópio. Sistema solar. Cosmologia. 

Educação Física Curricular I

 A consciência do corpo; Fundamentos de Aptidão Física relacionadas à Saúde; O Conhecimento do Corpo Articulado à totalidade do Processo Social; Capacidade de Movimento e Sentimento nas Ações Humanas; Valores Ético-Políticos do Corpo; Estilo de vida e Conceito de saúde; Nutrição, Peso e Exercício Físico; “Stress” e Fadiga; Atividades Práticas. 

Educação Física Curricular II

Autodidaxia em Atividade Física, Princípios Básicos de Condicionamento; Metodologia; Planejamento; Prescrição; Controle e Avaliação da Atividade Física; Atividades Práticas.

Tópicos Especiais

Ementa livre definida pelo Colegiado em assunto de relevância na área de Física.


Art. 7º - A implantação do Curso de que trata a presente resolução fica condicionada ao aumento do percentual mensal de recursos financeiros atualmente repassado pelo Governo do Estado de Santa Catarina à Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Parágrafo Único – a implantação do referido curso terá caráter experimental, devendo ser realizada, por comissão especialmente designada, a partir do 3º ano de funcionamento, uma avaliação acerca dos três primeiros anos de execução e da necessidade social do curso  que deverá ser apreciada pelos Conselhos Superiores da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Art. 8º - Esta Resolução entra em vigor nesta data.

 

Florianópolis, 21 de dezembro de 1993.

 

Prof. Rogério Braz da Silva
Presidente