Resolução
055/93 - CONSUNI
(Alterada pela Resolução 038/94
- CONSUNI)
|
1) o que consta do Processo nº 385/92, originário do Centro de Ciências tecnológicas-FEJ, devidamente analisado e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em reunião de 30.06.1993; e
2) a deliberação do plenário deste egrégio Conselho Universitário relativa ao referido processo, tomada em sessão de 21.12.1993;
Art. 1º - Fica criado o Curso de Licenciatura Plena em Física, com sessenta (60) vagas totais anuais (30 vagas para cada vestibular), a ser ministrado pelo Centro de Ciências Tecnológicas – FEJ, no CAMPUS II da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Art. 2º - O Curso de Licenciatura Plena em Física terá como objetivos:
I – formar professores de Física para atuarem no ensino de Segundo Grau, de maneira a preencher espaços ora utilizados por profissionais não habilitados, com conseqüente melhoria do nível de ensino e aproveitamento.
II – fornecer aos alunos uma formação adequada, conforme legislação vigente, na área didático-pedagógica, sem descuido, no entanto, no que diz respeito aos conteúdos específicos da Física.
Art. 3º - A duração total do Curso de Licenciatura Plena em Física será de 2.805 (duas mil, oitocentos de cinco) horas/aula, distribuídas em oito semestres letivos, com tempo médio de integralização de 4 (quatro) anos.
Art. 4º - O Curso de Licenciatura Plena em Física obedecerá ao regime acadêmico seriado e funcionará em dois turnos: 1ª, 3ª, 5ª e 7ª Fases, no período matutino e, no período vespertino, as 2ª, 4ª, 6ª e 8ª fases.
Art. 5º - A grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em Física de que trata a presente Resolução terá a seguinte composição:
1ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
CDI I | Cálculo Diferencial e Integral I |
06
|
90
|
ALGA I | Álgebra Linear e Geometria Analítica I |
04
|
60
|
QGE | Química Geral e Inorgânica |
06
|
90
|
EFC I | Educação Física Curricular I |
03
|
45
|
ECF | Evolução dos Conceitos de Física |
03
|
45
|
EPB I | Estudo dos Problemas Brasileiros I |
02
|
30
|
TOTAL DA FASE |
24
|
360
|
2ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
CDI II | Cálculo Diferencial e Integral II |
04
|
60
|
QGE II | Química Orgânica |
06
|
90
|
FGE I | Física I |
06
|
90
|
FEX I | Física experimental I |
03
|
45
|
EFC II | Educação Física Curricular II |
03
|
45
|
ALGA II | Álgebra Linear e Geometria Analítica II |
04
|
60
|
TOTAL DA FASE |
24
|
360
|
3ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
CDI III | Cálculo Diferencial e Integral III |
04
|
60
|
CVE | Cálculo Vetorial |
04
|
60
|
CBA | Computação Básica |
04
|
60
|
FGE II | Física II |
06
|
90
|
FEX II | Física experimental II |
03
|
45
|
TOTAL DA FASE |
21
|
315
|
4ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
CDI IV | Cálculo Diferencial e Integral IV |
04
|
60
|
CAN | Cálculo Numérico |
04
|
60
|
FGE III | Física III |
06
|
90
|
FEX III | Física experimental III |
03
|
45
|
PSI I | Psicologia da Educação I |
04
|
60
|
TOTAL DA FASE |
21
|
315
|
5ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
FGE IV | Física IV |
06
|
90
|
FEX IV | Física experimental IV |
03
|
45
|
MGE | Mecânica Geral |
06
|
90
|
ETR | Eletrônica Básica |
04
|
60
|
EFE | Estr. e Func. do Ensino de Seg. Grau |
04
|
60
|
PSI II | Psicologia da Educação II |
04
|
60
|
TOTAL DA FASE |
27
|
405
|
6ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
TEM | Teoria Eletromagnética |
06
|
90
|
TER | Termodinâmica |
04
|
60
|
ESM I | Estrutura da Matéria I |
06
|
90
|
IEF I | Instr. P/ Ensino de Física I |
04
|
60
|
DID | Didática |
04
|
60
|
TOTAL DA FASE |
24
|
360
|
7ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
ESM II | Estrutura da Matéria II |
06
|
90
|
FAP | Física Aplicada |
06
|
90
|
IEF II | Instr. P/ Ensino de Física II |
06
|
90
|
PEF I | Prática de Ensino de Física I |
04
|
60
|
EPB II | Estudo dos Problemas Brasileiros II |
02
|
30
|
TOTAL DA FASE |
24
|
360
|
8ª
FASE
|
|||
SIGLA
|
DISCIPLINA
|
HORA
/ AULA
|
|
SEMANAL
|
TOTAL
|
||
AST | Introdução a Astronomia |
06
|
90
|
PEF II | Prática de Ensino de Física II |
08
|
120
|
Tópicos Especiais |
04
|
60
|
|
TOTAL DA FASE |
22
|
330
|
Parágrafo Único – Os acadêmicos deverão cursar, no mínimo, 120 horas em disciplinas de sua escolha, com o objetivo de complementação do conhecimento em áreas de seu interesse, escolhidas entre as disciplinas Tópicos especiais, cujas ementas serão aprovadas pelo colegiado de Curso.
Art. 6º - As disciplinas que compõem a grade curricular estabelecida no artigo anterior têm as seguintes ementas:
Evolução dos Conceitos de Física
Os Antigos. Período Medieval. Final da Idade Média e Renascença. A Ci6encia Clássica. O Nascimento da Física Moderna.
Cálculo diferencial e Integral I
Funções de uma variável. Limites e Continuidade de Funções. Derivadas. Diferenciais. Integrais indefinidas.
Cálculo diferencial e Integral II
Integral
Definida. Funções de várias variáveis. Derivadas parciais. Integrais múltiplas.
Seqüências e Séries.
Equações
diferenciais ordinárias e parciais. Transformadas de Laplace. Função de onda:
Solução em sistemas cartesiano, cilíndrico e esférico.
Funções
de uma variável complexa. Transformadas de Fourier. Funções de Bessel e Legendre.
Vetores.
Produto escalar, vetorial duplo e misto. Retas e planos no R³ . transformação
de Coordenadas no R². Coordenadas Polares, Cilíndricas e Esféricas. Cônicas:
base e dimensão. Transformações e eletromagnetismo.
Álgebra
linear e Geometria Analítica II
Superfícies
e Curvas e Curvas no R³. Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços
Vetoriais: base e dimensão. Transformações lineares. Operadores Lineares.
Auto-valores, auto-vetores.
Cálculo
diferencial vetorial. Cálculo Integral Vetorial. Coordenadas curvilíneas ortogonais.
Aplicações geométricas, mecânicas e eletromagnetismo.
Resolução
de sistemas de equações lineares. Resolução de Equações Diferenciais. Resolução
de integrais definidas.
Noções
básicas sobre sistemas de computação. Algorítmos. Noções sobre linguagem de
programação. Linguagens de Alto Nível.
Princípios
elementares de Química. Estrutura Atômica. Propriedades periódicas dos elementos.
Ligações químicas. Funções inorgânicas. Estequiometria.
Hidrocarbonetos.
Haletos orgânicos. Compostos orgânicos oxigenados, nitrogenados e sulfurados.
O
comportamento social. A evolução da economia e política nacionais. Bases filosóficas
da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Mesmos
tópicos de EPB I, abordados com maior profundidade.
Cinemática
e dinâmica da partícula e de sistemas de partículas. Leis de conservação de
energia, momento linear e momento angular. Cinemática e dinâmica da rotação.
Física II
Movimento
oscilatório. Gravitação. Ondas Mecânicas. Acústica. Hidrostática e hidrodinâmica.
Temperatura e calor. Leis da termodinâmica. Entropia.
Física III
Eletrostática.
Magnetostática. Propriedades magnéticas da matéria. A Lei de Faraday. A Lei
Ampere-Maxwell. O Campo eletromagnético.
Física IV
As
Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas. A Luz. Óptica geométrica e óptica
Física. Introdução à Física Moderna.
Medidas
físicas. Cinemática unidimensional. Leis de Newton. Colisões. Coeficientes
de atrito. Momento de Inércia de corpos rígidos.
Pêndulos
simples e físico. Calor específico de sólidos e líquidos. Calor latente. Dilatação
linear de sólidos e líquidos. Termômetros. Ondas estacionárias.
Mapeamento
de campos eletrostáticos. Verificação experimental das Leis de Ohm e Kirchhoff.
Circuitos RC. Resistência interna de geradores. Transferência de potência
em circuitos resistivos.
Circuitos
RL e RLC. Espectroscopia de prisma e de rede de difração. Lentes. Interferência.
Telescópios. Movimento de cargas em campos magnéticos uniformes. Medidas de
campos magnéticos.
A
psicologia como ciência. Sua natureza interdisciplinar. A psicologia do desenvolvimento
da criança e do adolescente. Aspectos do desenvolvimento afetivo e psicomotor.
Psicologia da Educação II
Estudo
do processo de aprendizagem. Gesltalt, Skinner, Rogers e Bruner. A natureza
das teorias e seus antecedentes históricos.
Visão
da estrutura e funcionamento do ensino de segundo grau no país, com base na
legislação vigente.
Educação
formal e informal. Pressupostos teóricos da didática. Fundamentos da ação
docente. O processo de planejamento do ensino.
Análise
de circuitos AC e DC. Circuitos retificadores. A Física dos elementos ativos.
Princípios
e conceitos físicos envolvidos no funcionamento de aparelhos tais como: geladeira,
liqüidificador, motor a gasolina, radar, etc.
Fundamentos
da mecânica newtoniana. Formulação lagrangeana e hamiltoniana da Mec6anica
Clássica.
Conceitos
fundamentais do eletromagnetismo. Equações de Maxwell e condições de contorno.
Propagação de ondas eletromagnéticas. Radiação.
Equações
de estado. Primeira Lei. Segunda Lei. Entropia.
A
necessidade de uma nova Física. Relatividade restritiva. Introdução à Mecânica
Quântica.
Estudo
de projetos de ensino de Física já existentes, para o segundo grau. Estudo
de técnicas e métodos utilizados no ensino de Física.
Preparação
de experiências demonstrativas. Elaboração de projetos de ensino de Física.
Planejamento e adaptação de material de laboratório.
Técnicas
de ensino. Elaboração de instrumentos para a avaliação do processo ensino-aprendizagem.
Treinamento,
em forma de estágio em escolas da comunidade.
Sistemas
de refer6encia astronômicos. Posições sobre a Terra em movimento. Coordenadas
astronômicas celestes. O tempo e sua medida. Tempo rotacional. Determinação
de latitude, azimute e longitude. Telescópio. Sistema solar. Cosmologia.
A
consciência do corpo; Fundamentos de Aptidão Física relacionadas à Saúde;
O Conhecimento do Corpo Articulado à totalidade do Processo Social; Capacidade
de Movimento e Sentimento nas Ações Humanas; Valores Ético-Políticos do Corpo;
Estilo de vida e Conceito de saúde; Nutrição, Peso e Exercício Físico; “Stress”
e Fadiga; Atividades Práticas.
Autodidaxia em Atividade Física, Princípios Básicos de Condicionamento; Metodologia; Planejamento; Prescrição; Controle e Avaliação da Atividade Física; Atividades Práticas.
Ementa livre definida pelo Colegiado em assunto de relevância na área de Física.
Art. 7º - A implantação
do Curso de que trata a presente resolução fica condicionada ao aumento do
percentual mensal de recursos financeiros atualmente repassado pelo Governo
do Estado de Santa Catarina à Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Parágrafo Único – a implantação do referido curso terá caráter experimental, devendo ser realizada, por comissão especialmente designada, a partir do 3º ano de funcionamento, uma avaliação acerca dos três primeiros anos de execução e da necessidade social do curso que deverá ser apreciada pelos Conselhos Superiores da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Florianópolis, 21 de dezembro de 1993.
Prof.
Rogério Braz da Silva
Presidente