Resolução 038/94-CONSUNI
Altera os artigos 4°, 5° e 6° da Resolução n° 055/93 - CONSUNI
que dispõe sobre a criação do Curso de Licenciatura Plena em Física do Centro de
Ciências Tecnológicas - FEJ.
O Presidente do Conselho Universitário CONSUNI da Fundação
Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, no uso de suas atribuições,
CONSIDERANDO:
1) o que consta do Processo n° 427/94, originário do Centro de
Ciências Tecnológicas - FEJ, devidamente analisado e aprovado pelo Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão - CONSEPE em sessão de 25.10.1994; e
2) o deliberado pelo Plenário do Egrégio conselho universitário na
sessão de 20 de dezembro de 1994,
R E S O L V E:
Art. 1°- O artigo 4° da Resolução n° 055/93 - CONSUNI passa a
vigorar com a seguinte redação:
"Art. 4° - O Curso de Licenciatura Plena em Física obedecerá ao
regime acadêmico seriado semestral e terá seu horário de funcionamento nos turnos
matutino, para as quatro primeiras fases, e noturno para as quatro fases restantes."
Art. 2° - O "caput" do artigo 5° da Resolução n° 055/93
- CONSUNI passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 5° - A grade curricular do Curso de Licenciatura Plena em
Física de que trata a presente Resolução terá a seguinte composição:
1ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
CDI I |
Cálculo
Diferencial e Integral I |
06 |
90 |
ALGA I |
Álgebra
Linear e Geometria Analítica I |
04 |
60 |
QGE |
Química Geral
e Inorgânica |
06 |
90 |
EFC I |
Educação
Física Curricular I |
03 |
45 |
ECF |
Evolução dos
Conceitos de Física |
03 |
45 |
NOS |
Noções de
Sociologia |
02 |
30 |
|
TOTAL DA FASE: |
24 |
360 |
2ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
CDI II |
Cálculo
Diferencial e Integral II |
04 |
60 |
QGE II |
Química
orgânica |
04 |
60 |
FGE I |
Física I |
06 |
90 |
FEX I |
Física
Experimental I |
03 |
45 |
EFC II |
Educação
Física Curricular II |
03 |
45 |
ALGA II |
Álgebra
Linear e Geometria Analítica II |
04 |
60 |
|
TOTAL DA FASE: |
24 |
360 |
|
|
|
|
3ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
CDI III |
Cálculo
Diferencial e Integral III |
04 |
60 |
CVE |
Cálculo
Vetorial |
04 |
60 |
CBA |
Computação
Básica |
04 |
60 |
FGE II |
Física II |
06 |
90 |
FEX II |
Física
Experimental II |
03 |
45 |
|
TOTAL DA FASE: |
21 |
315 |
|
|
|
|
4ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
CDI IV |
Cálculo
Diferencial e Integral IV |
04 |
60 |
CAN |
Cálculo
Numérico |
04 |
60 |
FGE III |
Física III |
06 |
90 |
FEX III |
Física
Experimental III |
03 |
45 |
PSI I |
Psicologia da
Educação I |
04 |
60 |
|
TOTAL DA FASE: |
21 |
315 |
|
|
|
|
5ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
FGE IV |
Física IV |
06 |
90 |
FEX IV |
Física
Experimental IV |
03 |
45 |
MGE |
Mecânica
Geral |
06 |
90 |
ETR |
Eletrônica
Básica |
04 |
60 |
EFE |
Estr. e Func.
do Ensino de Seg. Grau |
04 |
60 |
PSI II |
Psicologia da
Educação II |
04 |
60 |
|
TOTAL DA FASE: |
27 |
405 |
|
|
|
|
6ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
TEM |
Teoria
Eletromagnética |
06 |
90 |
TER |
Termodinâmica
|
04 |
60 |
ESM I |
Estrutura da
Matéria I |
06 |
90 |
IEF I |
Instr. p/
Ensino de Física I |
04 |
60 |
DID |
Didática |
04 |
60 |
|
TOTAL DA FASE: |
24 |
360 |
|
|
|
|
7ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
ESM II |
Estrutura da
Matéria II |
06 |
90 |
FAP |
Física
Aplicada |
06 |
90 |
IEF II |
Instr. p/
Ensino de Física II |
06 |
90 |
PEF I |
Prática de
Ensino de Física I |
04 |
60 |
FMS |
Física
Moderna - Seminários |
02 |
30 |
|
TOTAL DA FASE: |
24 |
360 |
|
|
|
|
8ª FASE |
|
|
|
|
HORA
/ AULA |
SIGLA |
DISCIPLINA |
SEMANAL |
TOTAL |
|
|
|
|
AST |
Introdução a
Astronomia |
06 |
90 |
PEF II |
Prática de
Ensino de Física II |
08 |
120 |
|
Tópicos
Especiais |
04 |
60 |
|
TOTAL DA FASE: |
22 |
330 |
|
|
|
|
Art. 3° - O artigo 6° da Resolução n° 055/93 CONSUNI passa a
vigorar com a seguinte redação:
"Art. 6° - As disciplinas que compõem a grade curricular do
Curso de Licenciatura Plena em Física têm as seguintes ementas:
- Evolução dos Conceitos de Física:
Os Antigos. Período Medieval. Final da Idade
Média e Renascença. A Ciência Clássica. O Nascimento da Física Moderna.
- Cálculo Diferencial e Integral I:
Funções de uma variável. Limites e
Continuidade de Funções. Derivadas. Diferenciais. Integrais indefinidas.
- Cálculo Diferencial e Integral II:
Integral Definida. Funções de várias
variáveis. Derivadas parciais. Integrais múltiplas. Seqüências e séries.
- Cálculo Diferencial e Integral III:
Equações diferenciais ordinárias e parciais.
Transformadas de Laplace. Função de onda: Solução em sistemas cartesiano, cilíndrico
e esférico.
- Cálculo Diferencial e Integral IV:
Funções de uma variável complexa.
Transformadas de Fourier. Funções de Bessel e Legendre.
- Álgebra Linear e Geometria Analítica I:
Vetores. Produto escalar, vetorial duplo e
misto. Retas e planos no R3. Transformação de Coordenadas no R2. Coordenadas Polares,
Cilíndricas e Esféricas. cônicas: circunferência, elipse, hipérbole, parábola.
- Álgebra Linear e Geometria Analítica II:
Superfícies e Curvas e Curvas no R3.
Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços Vetorial: base e dimensão.
Transformações lineares. Operadores Lineares. Auto-valores, Auto-vetores.
- Cálculo Vetorial:
Cálculo diferencial vetorial. Cálculo Integral Vetorial.
Coordenadas curvilíneas ortogonais. Aplicações geométricas, mecânicas e
eletromagnétismo.
- Cálculo Numérico:
Resolução de sistemas de equações lineares. Resolução de
Equações Diferenciais. Resolução de integrais definidas.
- Computação Básica:
Noções básicas sobre sistemas de computação. Algoritmos.
Noções sobre linguagem de programação. Linguagens de Alto Nível.
- Química Geral e Inorgânica:
Princípios elementares de Química. Estrutura
Atômica. Propriedades periódicas dos elementos. Ligações químicas. Funções
inorgânicas. Estequiometria.
- Química Orgânica:
Hidrocarbonetos. Haletos orgânicos. Compostos orgânicos
oxigenados, nitrogenados e sulfurados.
- Noções de Sociologia:
Ciências Sociais e Sociologia, Sociedade como sistema.
Instituições básicas. Comportamento humano. Psicologia das Relações Humanas.
- Física Moderna - Seminários:
Dinâmica da camada de Ozônio. Efeito Hall
Quântico. Teorema de Bell e a inseparabilidade quântica. Fenômenos críticos,
microscópio de varredura por funilamento. Supercondutividade, materiais supercondutores,
super-fluidez, tunelamento quântico macroscópio. Partículas Elementares e unificação
de campos."
- Física I:
Cinemática e dinâmica da partícula e de sistemas de partículas. Leis
de conservação de energia, momento linear e momento angular. cinemática e dinâmica da
rotação.
- Física II:
Movimento oscilatório. Gravitação. Ondas mecânicas. Acústica.
Hidrostática e hidrodinâmica. Temperatura e calor. Leis da Termodinâmica. Entropia.
- Física III:
Eletrostática. Magnetostática. Propriedades magnéticas da matéria.
A Lei de Faraday. A Lei Ampere-Maxwell. O Campo eletromagnético.
- Física IV:
As Equações de Maxwell. ondas eletromagnéticas. A Luz. óptica
geométrica e óptica Física. Introdução à Física Moderna.
- Física Experimental I:
Medidas físicas. Cinemática unidimensional. Leis de
Newton. Colisões. Coeficientes de atrito. Momento de Inércia de corpos rígidos.
- Física Experimental II:
Pêndulos simples e físico. Calor específico de sólidos
e líqüidos. Calor latente. Dilatação linear de sólidos e líqüidos. Termômetros.
Ondas estacionárias.
- Física Experimental III:
Mapeamento de campos eletrostáticos. Verificação
experimental das Leis de Ohm e Kirchhoff. Circuitos RC. Resistência interna de geradores.
Transferência de potência em circuitos resistivos.
- Física Experimental IV:
Circuitos RL e RLC. Espectroscopia de prisma e de rede de
difração. Lentes. Interferência. Telescópios. Movimento de cargas em campos
magnéticos uniformes. Medidas de campos magnéticos.
- Psicologia da Educação:
A psicologia como ciência. Sua natureza interdisciplinar.
A psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente. Aspectos do desenvolvimento
afetivo e psicomotor.
- Psicologia da Educação II:
Estudo do processo de aprendizagem. Gestalt, Skinner,
Rogers e Bruner. A natureza das teorias e seus antecedentes históricos.
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de Segundo Grau:
Visão da Estrutura e
funcionamento do ensino de segundo grau no país, com base na legislação vigente.
- Didática:
Educação formal e informal. Pressupostos teóricos da didática.
Fundamentos da ação docente. o processo de planejamento do ensino.
- Eletrônica Básica:
Análise de circuitos AC e DC. Circuitos retificadores. A
Física dos elementos ativos.
- Física Aplicada:
Princípios e conceitos físicos envolvidos no funcionamento de
aparelhos tais como: geladeira, liqüidificador, motor a gasolina, radar, etc.
- Mecânica Geral:
Fundamentos da mecânica newtoniana. Formulação lagrangeana e
hamiltoniana da Mecânica Clássica.
- Teoria Eletromagnética:
Conceitos fundamentais do eletromagnetismo. Equações de
Maxwell e condições de contorno. Propagação de ondas eletromagnéticas. Radiação.
- Termodinâmica:
Equações de estado. Primeira Lei. Segunda Lei. Entropia.
- Estrutura da Matéria I:
A necessidade de uma nova Física. Relatividade restrita.
Introdução à Mecânica Quântica.
- Estrutura da Matéria II:
Estatísticas clássica e quântica. Moléculas. Física
do estado sólido.
- Instrumentação para o Ensino de Física I:
Estudo de projetos de ensino de Física
já existentes, para o segundo grau. Estudo de técnicas e métodos utilizados no ensino
de Física.
- Instrumentação para o Ensino de Física II:
Preparação de experiências
demonstrativas. Elaboração de projetos de ensino de Física. Planejamento e adaptação
de material de laboratório.
- Prática de Ensino de Física I:
Técnicas de Ensino. Elaboração de instrumentos
para a avaliação do processo ensino-aprendizagem.
- Prática de Ensino de Física II:
Treinamento, em forma de estágio em escolas da
comunidade.
- Introdução à Astronomia:
Sistemas de referência Astronômicos. Posições sobre
a Terra em movimento. Coordenadas astronômicas celestes. O tempo e sua medida. Tempo
rotacional. Determinação de latitude, azimute e longitude. Telescópio. Sistema solar.
Cosmologia.
- Educação Física Curricular I:
A consciência do corpo; Fundamentos de Aptidão
Física Relacionadas à Saúde; O Conhecimento do Corpo Articulado à Totalidade do
Processo Social; Capacidade de Movimento e Sentimento nas Ações Humanas; Valores Ético
- Políticos do Corpo; Estilo de Vida e Conceito de Saúde; Nutrição, Peso e Exercício
Físico; "Stress" e Fadiga; Atividades Práticas.
- Educação Física Curricular II:
Autodidaxia em Atividade Física, Princípios
Básicos de Condicionamento; Metodologia; Planejamento; Prescrição; Controle e
Avaliação da Atividade Física; Atividades Práticas.
- Tópicos Especiais:
Ementa livre definida pelo Colegiado em assunto de relevância
na área de Física.
Art. 4° - Esta Resolução entra em vigor nesta data.
Art. 5° - Ficam revogadas as disposições em contrário.
Florianópolis, 20 de dezembro de 1994.
Prof. Raimundo Zumblick
Presidente