II.1.5 Percurso curricular proposto e pré-requisito |
10 fase
– NÍVEL BÁSICO |
|
|
|
|
Disciplinas obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Estética e História da Arte I
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Metodologia Científica |
Turma única |
2 |
30 |
|
Fundamentos
da Linguagem Visual I |
Licenc. |
4 |
60 |
|
Desenho I
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Pintura I
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Escultura I
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Gravura I
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Cerâmica I
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Educação física curricular I (EDF) |
|
2 |
30 |
|
Total
|
|
32 |
480 |
|
20 fase
– NÍVEL BÁSICO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
História da Arte I
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Fundamentos
da Linguagem Visual II |
Licenc. |
4 |
60 |
Fundamentos da Linguagem Visual I |
Desenho II
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Pintura II
|
Licenc. |
4 |
60 |
Pintura I |
Escultura II
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Gravura II
|
Licenc. |
4 |
60 |
Gravura I |
Cerâmica II
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Educação Física Curricular II (EDF) |
|
2 |
30 |
|
Total
|
|
30 |
450 |
|
30 fase
– NÍVEL BÁSICO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
História da Arte II
|
Turma única
|
4 |
60 |
|
Análise de Técnicas e Materiais Expressivos I
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Fundamentos da Arte-Educação
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Ensino das Artes Plásticas – estágio I
( observação e mapeamento)
|
Licenc. |
2 |
30 |
|
Total
|
|
14 |
210 |
|
30 fase
– NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Arte Moderna e Contemporânea
|
Turma única
|
4 |
60 |
|
Antropologia Cultural
|
Turma única
|
4 |
60 |
|
Sociologia da Educação
|
Licenc.
|
4 |
60 |
|
Feca-Artes - (Desenho, Cênicas, Plásticas, Música.)
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Total
|
|
16 |
240 |
|
30
fase – Oficinas do nível
de desenvolvimento – nenhum crédito
eletivo obrigatório previsto – Porém, o aluno pode requerer matrícula nas
oficinas a partir desta fase, se
assim o desejar. |
40 fase
– NÍVEL BÁSICO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
História da Arte III
|
Turma única
|
4 |
60 |
|
Análise de Técnicas e Materiais Expressivos II
|
Licenc. |
4 |
60 |
Análise de Técnicas e Materiais Expressivos
I
|
Ensino das Artes Plásticas – estágio II
( observação e mapeamento)
|
Licenc. |
2 |
30 |
|
Total
|
|
10 |
150 |
|
40 fase
– NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Arte brasileira Moderna e Contemporânea
|
Turma única
|
4 |
60 |
|
Psicologia da Educação
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Organização
do Ensino da Arte |
Licenc. |
4 |
60 |
|
Metodologia do Ensino das Artes Plásticas
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Total
|
|
20 |
300 |
|
40
fase – Oficinas do nível
de desenvolvimento – nenhum crédito
eletivo obrigatório previsto – Porém, o aluno pode requerer matrícula nas
oficinas a partir desta fase, se
assim o desejar. |
50 fase
– NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Sociologia da Arte
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Artes Plásticas Aplicada a Educação
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Ensino das Artes
Plásticas - estágio III
( pesquisa e ensino )
|
Licenc. |
4 |
60 |
Ensino das Artes Plásticas – estágio II ( observação e
mapeamento) |
Total |
|
12 |
180 |
|
50
fase – Oficinas do nível
de desenvolvimento – número de créditos eletivos obrigatórios previstos –
12 CR (três oficinas) |
60 fase
– NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Metodologia da Pesquisa
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Psicologia da Arte
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Ensino das Artes
Plásticas - estágio IV
( pesquisa e ensino )
|
Licenc. |
4 |
60 |
|
Total |
|
12 |
180 |
|
60
fase – Oficinas do nível
de desenvolvimento – número de créditos eletivos obrigatórios previstos –
12 CR (três oficinas) |
Oficinas do
nível de desenvolvimento
* |
|||
Titulo da oficina
|
CR
|
Área de
conhecimento |
Professor |
1. As formas pictóricas |
4 |
Pintura
|
Antônio Carlos Vargas Sant’Anna |
2. Arte e cultura : uma abordagem semiótica
|
4 |
Semiótica |
Célia Maria Antonacci Ramos |
3. O enfoque artístico fora do eixo Europa / USA |
4 |
Antropologia da Arte |
Cleidi Marília C. P. de Albuquerque |
4. As transformações na linguagem da escultura
contemporânea |
4 |
Escultura |
Dimas Ricardo Rosa |
5. O espectro matérico deshierarquizado como suporte da
obra |
4 |
Multimeios |
Doraci Girrulat |
6. A fotografia e sua desmitificação técnica |
4 |
Fotografia |
Esdras Pio Antunes da Luz |
7. A estruturação da linguagem fotográfica e suas
expressividades |
4 |
Fotografia |
Esdras Pio Antunes da Luz |
8. A cerâmica
contemporânea e crítica |
4 |
Cerâmica |
Luiz Carlos Canabarro Machado |
9. Arte no contexto escolar - a unidade entre experiência e jogo |
4 |
Ensino de Arte |
Maria Cristina Alves dos Santos Pessi |
10. Técnicas exploratória na estamparia e tingimento |
4 |
Estamparia
|
Maria Cristina Antunes Casagrande
|
11. O desenho na produção artística contemporânea |
4 |
Desenho |
Marta Lucia Pereira Martins Lindote |
12. As formas gráficas |
4 |
Gravura |
Nara Beatriz Milioli Tutida |
13. O espaço como configuração de um campo especifico |
4 |
Instalação |
Regina Melim Cunha Vieira |
14. O fazer cerâmico na contemporaneidade |
4 |
Cerâmica |
Rosana Tagliari Bortolin |
15. O patrimônio histórico e artístico e o imaginário
urbano |
4 |
História da Arte |
Sandra Makowiecky |
16. A estrutura da obra de arte |
4 |
Semiótica |
Sandra Regina Ramalho e Oliveira |
17. A pintura no audio-visual |
4 |
Pintura |
Yara Rondon Guasque Araujo |
18. em aberto |
4 |
Gravura (Serigrafia) |
em aberto |
19. em aberto |
4 |
Desenho
|
em aberto |
20. em aberto |
4 |
Escultura |
em aberto |
Total |
80 |
1200 HA
|
|
70 fase
– NÍVEL AVANÇADO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Crítica da Arte
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Ensino das Artes
Plásticas – estágio V (profissionalizante) |
Licenc. |
4 |
60 |
|
Total
|
|
8 |
120 |
|
70
fase– Oficinas do nível avançado – número de créditos eletivos
obrigatórios previstos – 12 CR (três oficinas) |
80 fase
– NÍVEL AVANÇADO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
Turmas |
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Filosofia da Arte
|
Turma única |
4 |
60 |
|
Ensino das Artes
Plásticas – estágio VI
(profissionalizante) |
Licenc. |
4 |
60 |
|
Total |
|
8 |
120 |
|
80
fase– Oficinas do nível avançado – número de créditos eletivos
obrigatórios previstos – 12 CR (três oficinas) |
Oficinas do nível avançado *
|
|||
Titulo das oficinas
|
CR |
Áreas de conhecimento |
Professores |
1. Forma e conceito pictórico na
contemporaneidade |
4 |
Pintura
|
Antônio Carlos Vargas Sant’Anna |
2. A interface no processo de
passagem entre escultura e outros modos de arte |
4 |
Escultura |
Dimas Ricardo Rosa |
3. Do unidimensional ao ciberespaço na flexibilização do
suporte da obra |
4 |
Multimeios |
Doraci Girrulat |
4. A fotografia e o processo de criação |
4 |
Fotografia |
Esdras Pio Antunes da Luz |
5. O pensamento estético contemporâneo nas artes plásticas |
4 |
Crítica da Arte |
Jaqueline Wilde Lins |
6. Cerâmica brasileira : Arte; Artesanato... |
4 |
Cerâmica |
Luiz Carlos Canabarro Machado |
7. Estruturas têxteis como processo criativo |
4 |
Artêxtil
|
Maria Cristina Antunes Casagrande
|
8. Desenho. Campo em expansão |
4 |
Desenho |
Marta Lucia Pereira Martins Lindote |
9. Gravura e sistemas híbridos |
4 |
Gravura |
Nara Beatriz Milioli Tutida |
10. Elaboração de projeto de instalação em um campo
expandido |
4 |
Instalação |
Regina Melim Cunha Vieira |
11. Reflexão sobre materialidade cerâmicas |
4 |
Cerâmica |
Rosana Tagliari Bortolin |
12.Referências da História da arte no processo de criação |
4 |
Estét. Hist.
da Arte |
Sandra Makowiecky |
13. A reflexão sobre o próprio processo de criação |
4 |
Semiótica |
Sandra Regina Ramalho e Oliveira |
Total |
52 |
780 HA
|
|
90 fase
– NÍVEL AVANÇADO |
|
|
|
|
Disciplinas Obrigatórias |
|
CR |
HA |
Pré-requisitos |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
|
Individual
ou coletivo |
2 |
30 |
·
A conclusão de todas as disciplinas obrigatórias e de todos
os créditos eletivos obrigatórios do níveis de desenvolvimento e
avançado. ·
Se faz necessário a confirmação ou substituição do
professor orientador escolhido pôr ocasião da matrícula nas oficinas do nível
avançado. |
Total |
|
2 |
30 |
|
* Os critérios de admissão são estabelecidos de acordo com os dispositivos de seleção - que cada professor julgar pertinente -
para o bom funcionamento das oficinas de sua área de conhecimento. Eles deverão ser aprovados préviamente pelo Departamento
*Pré-requisito das oficinas do nível avançado –
conclusão do nível básico e a escolha de um professor orientador. Os critérios de admissão são estabelecidos
de acordo com os dispositivos de seleção,
que cada professor julgar
pertinente , para o bom funcionamento das oficinas de sua área de conhecimento.
Eles deverão ser aprovados préviamente pelo Departamento