RESOLUÇÃO Nº 027/2009 – CONSUNI
Aprova
reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em
Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD,
da Fundação
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
O
Presidente do Conselho Universitário – CONSUNI da Fundação Universidade do
Estado de Santa Catarina – UDESC, no uso de suas atribuições, considerando a
deliberação do Plenário relativa ao Processo n° 7847/2007, tomada em sessão de
09 de julho de 2009,
R E S O L V E:
Art. 1º
Fica aprovada a reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso
de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação
a Distância – CEAD, da
Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, nos
termos do projeto constante do Processo 7847/2007.
Art. 2º O Curso de Graduação em Pedagogia na
modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina –
UDESC, será oferecido via Universidade Aberta do
Brasil – UAB em parceria com a UDESC e Secretaria de Estado da Educação de
Santa Catarina conforme convênio estabelecido no Plano de Ações Articuladas –
PAR.
Art. 3º As
diversas turmas do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância,
do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade
do Estado de Santa Catarina – UDESC, serão distibuídas nos Pólos de Apoio
Presenciais da UDESC: CEAD/Florianópolis, CCT/Joinville, CAV/Lages,
CEAVI/Ibirama, CEPLAN/São Bento do Sul, CEO/Chapecó/Pinhalzinho/Palmitos,
CERES/Laguna, bem como em Pólos da Universidade Aberta do Brasil – UAB a serem
definidos na parceria.
Art. 4º O Curso de Graduação
em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a Distância –
CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina –
UDESC, tem carga horária total de 3.204 (três
mil, duzentas e quatro) horas, correspondentes a 178 (cento e setenta e oito)
créditos, incluidas 270 (duzentas e setenta) horas destinadas a Atividades
Complementares.
Art. 5º O
Curso de
Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a
Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
tem duração mínima de 4 (quatro) anos, sendo
de 7 (sete) anos o período máximo de integralização.
Art. 6º Para
oferta do Curso de
Graduação em Pedagogia na modalidade a distância, do Centro de Educação a
Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC,
estão previstas 5.370 (cinco mil, trezentas e setenta) vagas.
§ 1º Estão
previstas 1.500 (um mil e quinhentas) vagas na primeira etapa, devendo iniciar
no segundo semestre de 2009.
§ 2º Para o
ano de 2010 estão previstas 1.500 (um mil e quinhentas) vagas.
§ 3º As
demais 2.370 (duas mil, trezentas e setenta) vagas serão implantadas em 2011.
§ 4º O ingresso
no Curso de
Graduação em Pedagogia na modalidade a distância poderá se dar de três formas:
I – Por meio da análise do histórico escolar e do Curriculum vitae do candidato;
II – Por meio de prova única de ingresso; ou
III – Por meio de processo seletivo de ingresso previsto pela UDESC.
Art. 7º A matriz curricular, o ementário das disciplinas e
o sistema de avaliação do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a
distância, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, constam
do Anexo Único desta Resolução.
Art. 8º A reforma curricular objeto da presente Resolução
começa a vigorar no segundo semestre de 2009.
Art. 9º As demais normas de funcionamento
do Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância,
do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, constam do
Projeto Pedagógico objeto do Processo 7847/2007.
Art. 10 Esta
Resolução entra em vigor nesta data.
Art. 11 Ficam
revogadas as disposições em contrário.
Florianópolis,
09 de julho de 2009.
Profº.
Sebastião Iberes Lopes Melo
Presidente
ANEXO ÚNICO
RESOLUÇÃO Nº 027/2009 – CONSUNI
I – MATRIZ CURRICULAR
1º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
PRÉ-REQUISITOS |
Sociologia da
Educação |
54 |
- |
Filosofia da
Educação |
54 |
- |
História da
Educação |
54 |
- |
Antropologia |
36 |
- |
Psicologia da
Educação I |
54 |
- |
Fundamentos da
Educação a Distância |
54 |
- |
Educação e
Sexualidade |
54 |
- |
Análise e
Produção Textual I |
36 |
- |
TOTAL |
396 |
|
2º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Psicologia da
Educação II |
54 |
- |
Tecnologia, Educação e Aprendizagem |
54 |
- |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática I |
54 |
- |
Currículo, Planejamento e
Avaliação Educacional e Institucional |
54 |
- |
Didática |
54 |
- |
Organização e Gestão da Escola Brasileira |
54 |
- |
Metodologia para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I |
36 |
- |
TOTAL |
360 |
|
3º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática II |
54 |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática I |
Alfabetização e Letramento |
54 |
- |
Educação e
Meio Ambiente |
54 |
- |
Direitos
Humanos e Políticas Públicas |
36 |
- |
Educação Inclusiva |
54 |
|
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Linguagem I |
72 |
- |
Metodologia para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão II |
36 |
Metodologia para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I |
TOTAL |
360 |
|
4º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Didática da Educação a Distância |
54 |
Didática |
Educação Sexual: interfaces
curriculares |
54 |
- |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática
III |
54 |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática II |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de História I |
54 |
- |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Linguagem
II |
54 |
Conteúdos e Metodologias do Ensino de
Linguagem I |
Análise e
Produção Textual II |
36 |
Análise e
Produção Textual I |
Estágio Curricular Supervisionado
I |
72 |
Metodologia para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I e II |
TOTAL |
378 |
|
5º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática IV |
54 |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Matemática III |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino da Arte I |
54 |
- |
Educação e
Multiculturalidade |
54 |
- |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Ciências I |
54 |
- |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Geografia I |
54 |
- |
Estágio Curricular
Supervisionado II |
72 |
Estágio Curricular Supervisionado
I |
Metodologia para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão III |
36 |
Metodologia para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão II |
TOTAL |
378 |
|
6º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Ciências II |
54 |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Ciências I |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Arte II |
54 |
Conteúdos e Metodologias
do Ensino de Arte I |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de História II |
54 |
Conteúdos e Metodologias
do Ensino de História I |
Simbologia BRAILLE |
36 |
- |
Estrutura e Funcionamento
da Instituição de Educação Básica |
54 |
- |
Metodologia da Educação a
Distância I |
54 |
- |
Língua Brasileira de Sinais -
LIBRAS |
36 |
- |
Análise e
Produção Textual III |
36 |
Análise e
Produção Textual II |
TOTAL |
378 |
|
7º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Educação de Jovens e Adultos |
54 |
- |
Conteúdos e Metodologias do Ensino
de Geografia II |
54 |
Conteúdos e Metodologias
do Ensino de Geografia I |
Produção de Material
Didático para Educação a Distância |
54 |
- |
Tópicos Especiais * |
36 |
- |
Educação para a
Sustentabilidade |
54 |
- |
Gestão da Educação a Distância |
54 |
- |
Estágio Curricular
Supervisionado III |
90 |
Estágio Curricular Supervisionado
II |
TOTAL |
396 |
|
8º FASE
Disciplinas |
Carga Horária |
|
Educação Lúdica |
54 |
- |
Literatura Infanto-Juvenil |
54 |
- |
Ciência, Tecnologia e Sociedade |
36 |
- |
Metodologia da Educação a
Distância II |
54 |
Metodologia da Educação a
Distância I |
Estágio Curricular
Supervisionado IV |
90 |
Estágio Curricular Supervisionado
III |
TOTAL |
288 |
|
* Serão oferecidas como
Tópicos Especiais as disciplinas: Fundamentos da Língua Portuguesa, Fundamentos
da Língua Inglesa, Fundamentos da Língua Francesa, Seminário de Atualização
Pedagógica e Conversando sobre a
Sexualidade Adolescente, cada uma com 02
(dois) créditos.
TOTAL DO CURSO: 3.204 horas (178 créditos)
Disciplinas obrigatórias = 2934 horas (163 créditos)
Estágio Curricular Supervisionado = 324
horas (18 créditos)
Atividades Complementares = 270 horas (15 créditos)
II - EMENTAS DAS DISCIPLINAS
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A Filosofia e a sua caracterização. O nascimento da
Filosofia. A origem Geográfica da Filosofia. Implicações Pedagógicas da
filosofia Socrática, Platônica e Aristotélica. A Dialética. A Idade Média e o
poder das religiões. O Renascimento. A Modernidade. Influências do Empirismo e
do Racionalismo na Pedagogia. A lógica. A Política e a ética. Elementos
filosóficos para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da
Filosofia.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Aspectos históricos e conceituais da interface
Psicologia e Educação. Escolas Psicológicas (Behaviorismo, Gestalt,
Psicanálise, Humanismo). Concepções inatista e ambientalista. Novas Tendências
em Psicologia da Educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
II
A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Teorias
Psicológicas da Aprendizagem. Paradigmas do desenvolvimento psicológico humano.
Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotski. A concepção de
desenvolvimento infantil de Henri Wallon. A Teoria da Aprendizagem
Significativa de Ausubel. A aplicação das teorias psicológicas na prática
pedagógica. A mediação do professor nas atividades lúdicas e nos processos de
ensino e de aprendizagem.
SOCIOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
O contexto histórico e o surgimento da Sociologia. As
principais correntes sociológicas. As concepções de educação a partir dos
clássicos da Sociologia. O pensamento social brasileiro. A crise da
Modernidade. A Sociologia da Educação no Brasil. Globalização e Educação. Os
desafios da Sociologia da Educação. Elementos sociológicos para a análise e
intervenção nas práticas educativas. O ensino da Sociologia.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
O sentido da educação nas diferentes sociedades
históricas e as diversas configurações da instituição escolar: da Antiguidade
Clássica ao Período Medieval. A Educação e a construção da escola. A educação
no mundo moderno: novo homem; nova escola; nova família. A educação brasileira
e a instituição escolar no Brasil. Elementos históricos para a análise e
intervenção nas práticas educativas. O ensino da História da Educação.
DIREITOS HUMANOS E
POLÍTICAS PÚBLICAS
Noções de direito, democracia, ética, cidadania e
direitos humanos. Fundamentação e gerações dos Direitos Humanos. Declaração
Universal dos Direitos Humanos. Direitos da criança e do adolescente. Programa
nacional de Direitos Humanos. Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Os
direitos humanos e as políticas públicas. As organizações governamentais e as
parcerias na implementação de políticas públicas. Movimentos Sociais: atores
sociais, participação e governabilidade. Elementos éticos e políticos para
análise e intervenção nas práticas educativas.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Conceitos fundamentais da educação a distância.
Métodos de ensino: presencial e a distância. A convergência entre educação
virtual e presencial. Sistemas de educação a distância.
ANTROPOLOGIA
Noções de Antropologia e Cultura. Principais
conceitos da Antropologia Cultural e a relação com a educação. Reflexão sobre a
diversidade étnico-cultural e suas implicações na organização escolar.
Alternativas pedagógicas centradas na valorização da diversidade
étnico-cultural. Reconhecimento e Diferença. Multiculturalismo e educação.
Políticas de ação afirmativa e educação.
DIDÁTICA
A reconstrução da Didática numa perspectiva
histórico-crítica de educação. O processo de ensino e suas relações. A didática
e a formação do educador. Objetivos e conteúdos de ensino. Avaliação do
processo ensino-aprendizagem. A especificidade da educação e de sua administração.
A transformação histórico-social da Didática. O professor e sua identidade
profissional. O processo de ensino. A avaliação do processo de aprendizagem.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA
ESCOLA BRASILEIRA
Política educacional. Evolução histórica das concepções
de administração da educação. Estrutura e funcionamento organizacional e
curricular da Escola Brasileira. A administração da educação e da escola. A
formação dos profissionais da educação. Legislação Educacional. Gestão
democrática das instituições. Educação, cidadania e equidade social.
Planejamento participativo e estratégias de mobilização. Níveis, atores,
processos e métodos de participação.
TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E
APRENDIZAGEM
Comunicação e aprendizagem. Tecnologia e educação.
Educação e linguagens multimídia. Redes de comunicação e informação.
Informática educativa. O computador: descrição, sistemas operacionais e
aplicativos. Internet: histórico, serviços disponíveis e desenvolvimento de
páginas. Tecnologias de tele e video-conferência. Tecnologias da educação e a
promoção da aprendizagem autônoma e continuada.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituições da Educação Básica Brasileira.
Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Educação Infantil; Ensino Fundamental;
Ensino Médio. A organização do trabalho nas Instituições de Educação Básica:
Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio. Orientação
Teórico-Metodológica dos eixos específicos que compõem o trabalho nas
instituições da educação básica: linguagem, jogo, interação e organização do
espaço e do tempo. O papel da escola na sistematização do conhecimento.
CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL
Origem e desenvolvimento do campo do currículo. O
papel dos objetivos no currículo. Seleção e organização dos conteúdos e
formas. Avaliação do currículo. Legislação Educacional. Planejamento
educacional. Planejamento e gestão institucional. Concepções pedagógicas e
curriculares. Planejamento político-pedagógico e mobilização pela educação.
Avaliação: dimensões institucional, educacional e de ensino-aprendizagem
EDUCAÇÃO LÚDICA
Epistemologia do jogo e do desenvolvimento infantil.
Jogos e brinquedos. O papel da imitação. Gestos e mímicas. Os jogos de
faz-de-conta. O papel da imitação na construção infantil. A função simbólica e
os jogos e brinquedos. A mediação do professor nas atividades lúdicas.
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
A Literatura na perspectiva sócio-cultural.
Concepções de Vigotsky acerca da linguagem e literatura. A importância da
literatura na atividade simbólica da criança. Leitura e contação de histórias.
Concepções sobre literatura e infância. A importância da fantasia no
desenvolvimento infantil. O reconhecimento de personagens e heróis pela
criança. A importância da literatura no processo educativo e de aprendizagem.
Principais autores da literatura infanto-juvenil.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Abordagem histórica da alfabetização no contexto
educacional brasileiro. Processos de alfabetização e alternativas metodológicas.
A função social da escrita em uma sociedade letrada. Escrita e desenvolvimento
humano. Aquisição e desenvolvimento da escrita. Produção e apropriação da
leitura e da escrita na escola: uma metodologia de alfabetização a partir do
texto. Didática da alfabetização.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE LINGUAGEM I
A comunicação humana. A linguagem como sistema
simbólico representativo das interações humanas. Realidade lingüística da
criança. Língua oral e escrita. Didática da língua portuguesa. Conteúdos e
Princípios metodológicos para o ensino de Linguagem. Elementos metodológicos
para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua
portuguesa nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE LINGUAGEM II
Leitura: o contato inicial com o Texto e a construção
dos sentidos. A gramática do Texto em favor da Leitura e da Produção Textual.
Interpretação de texto. Redação. Gramática. A gramática do Texto em favor da
Leitura e da Produção Textual. Realidade lingüística da criança e do adulto.
Linguagens artísticas. Didática da língua portuguesa. A produção textual
nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Conteúdos e Princípios metodológicos
para o ensino de Linguagem e da língua portuguesa. Elementos metodológicos para
a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino da língua portuguesa
nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE MATEMÁTICA I
História da Matemática. Concepções e tendências.
Conceitos fundamentais da matemática: contagem e medida, número e contagem,
número e medida. Os conteúdos básicos de matemática: Aritmética, Medidas,
Frações e Geometria. Metodologias e estratégias de ação para desenvolver o
pensamento lógico-matemático.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE MATEMÁTICA II
Introdução ao estudo da estatística aplicada à
educação. A Estatística: caracterização e aplicação na educação. Análise de
dados estatísticos. Planejamento de Pesquisa e apresentação de dados: tabulação
e gráficos; Descrição númérica de dados: medidas de tendência central, medidas
de dispersão e separatrizes. Médias, medidas e desvio padrão.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE MATEMÁTICA III
As operações aritméticas e seus significados
matemáticos. A escrita númerica. Sistemas de numeração. Número: a oralidade e a
escrita. Procedimentos orais de cálculo. Cálculo escrito. Operações aritméticas
e os cálculos: Adição e subtração, multiplicação e divisão. Geometria Métrica.
Medidas e frações. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas
práticas educativas. O ensino de matemática nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE MATEMÁTICA IV
A metodologia da resolução de problemas e a avaliação
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE CIÊNCIAS I
A ciência como atividade humana: história e
desenvolvimento. Epistemologia e ensino de ciências. Caracterização
do conhecimento científico e o senso comum. As diferentes concepções que
influenciaram o ensino de ciências. Didática do ensino de ciências. Conteúdos e
Princípios metodológicos para o ensino de ciências. Elementos metodológicos
para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de ciências nos
anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE CIÊNCIAS II
A gênese dos conceitos
científicos e o ensino de Ciências. As Ciências da Natureza: alguns elementos
históricos. Os conteúdos básicos das Ciências da Natureza: Química, Física,
Biologia. Saúde, qualidade de vida e cidadania. Conteúdos e Princípios metodológicos
para o ensino de ciências. Elementos metodológicos para a análise e intervenção
nas práticas educativas. O ensino de ciências nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE GEOGRAFIA I
Conceitos em Geografia: espaço geográfico, lugar,
paisagem e território. Escala cartográfica e escala geográfica. Introdução aos
métodos de investigação da organização espacial. Regiões produtivas. Forma,
função, processo e estrutura. Formação sócio-espacial. Redes sociotécnicas.
Didática do ensino de geografia. Conteúdos e Princípios metodológicos para o
ensino de geografia. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas
práticas educativas. O ensino de geografia nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE GEOGRAFIA II
Representação cartográfica: fundamentos,
classificação e interpretação. Localização: coordenadas geográficas e fusos
horários. Movimentos da Terra, zonas climáticas e paisagens naturais.
Distribuição Populacional: fatores físicos e econômicos, concentrações e vazios
demográficos, mobilidade espacial. Fundamentos Geoeconômicos: desenvolvimento e
subdesenvolvimento. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas
práticas educativas. O ensino de geografia nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE HISTÓRIA I
A história e a prática pedagógica. A sociedade:
diferentes formas de vida, de escolas e de família. Fontes históricas. As
diferentes culturas e sociedades. Diferentes tempos e memórias. A construção do
Brasil Moderno. Diferentes processos de colonização, imigração e modernização.
História como ciência. História do Brasil e de Santa Catarina: processos
econômicos, ambientais, sociais, culturais e políticos fundamentais. Didática
do ensino de história. Conteúdos e Princípios metodológicos para o ensino de
história. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas práticas
educativas. O ensino de história nos anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE HISTÓRIA II
A construção do Brasil moderno: O processo de
invisibilidade e de exclusão. Povos da Terra e Povos de Terras longínquas: a
construção da invisibilidade das populações indígenas e afro-descendentes no
Brasil. A questão de gênero na história. Problematização do uso de fontes
histórica para a construção do conhecimento histórico. Elementos metodológicos
para a análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de história nos
anos iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS
DO ENSINO DE ARTE I
A trajetória do ensino de Arte no Brasil. Tendências
pedagógicas na atualidade. A Arte na formação do Pedagogo. A produção artística
da humanidade. O currículo de Arte na
Educação Infantil e Séries Iniciais. Didática do ensino de arte. Conteúdos e
Princípios metodológicos para o ensino de arte. Elementos metodológicos para a
análise e intervenção nas práticas educativas. O ensino de arte nos anos
iniciais.
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO
ENSINO DE ARTE II
A expressão da criança e a construção do objeto
artístico. A arte como manifestação artística da criança, do adolescente, do
jovem e do adulto. O desenho como forma
de representação. O processo de representação cognitiva e o papel mediador da
Arte. As linguagens artísticas como formas de representação e expressão. As
estruturações cognitivas da apreensão dos códigos da Arte. A formação da
percepção artística. Elementos metodológicos para a análise e intervenção nas
práticas educativas. O ensino de arte nos anos iniciais.
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO I
O estágio como
possibilidade de articulação entre a teoria e a prática. O estágio como espaço
de observação da realidade mediado pelo olhar pesquisador do professor: a
praxis. Identificação de possibilidades de intervenção pedagógica crítica e
responsável na Educação infantil e Séries Iniciais.
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO II
A Prática Docente nos
espaços formais e não-formais da educação. Ação docente tendo a praxis como conceito
norteador. O processo de ensino e suas
relações. Práticas
interdisciplinares, significativas e contextualizadas.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Aspectos históricos, políticos, funcionais e
científicos da educação especial. A produção histórica e social da igualdade,
da diferença e da deficiência. O trabalho pedagógico com a diversidade.
Aprendizagem e ensino. A educação numa perspectiva sócio-histórica e a escola
inclusiva. Educação Inclusiva para cegos e com baixa visão.
LÍNGUA BRASILEIRA DE
SINAIS
Aspectos da língua de sinais e sua importância:
cultura, história e identidades surda. Introdução aos aspectos linguísticos na
Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia e sintaxe. Noções básicas de
escrita de sinais. Aspectos comparativos entre a estrutura brasileira de sinais
e a língua portuguesa, observando as diferenças e similaridades existentes
entre as duas línguas. (Decreto 5626 de 22 de 12 de 2005).
SIMBOLOGIA BRAILLE
A Educação de cegos. Sistema Braille: histórico e sua
importância. Escrita e Leitura no Sistema Braille: alfabeto, sinais de
pontuação e simbologia matemática básica..
EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
Pedagogia e Andragogia. Andragogia e EAD. Experiência
e aprendizagem. Diferenças individuais, necessidades, interesses e aprendizagem.
Natureza dos obstáculos à aprendizagem. Diferença idade/nível de escolaridade.
Independência e aprendizagem. Educação e Trabalho. Pedagogia de Projetos.
Estratégias e metodologias de ensino para jovens e adultos. O ensino de jovens
e adultos
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA I
Significado e caracterização da modalidade de
educação a distância. A história da EAD no Brasil: legislação e experiências.
Teorias, metodologias, estrutura, organização e funcionamento de cursos
na modalidade EAD.
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA II
A EAD e a construção da autonomia e da educação
continuada. Dispositivos
comunicacionais e a Prática
Pedagógica na EaD. Uso de novas tecnologias de comunicação e informação
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
Processos de Comunicação e docência na EaD. Docência
e Tutoria. Sistemas Tutoriais. Tutoria presencial e on line. Formação de professores para EaD.
Didática da EaD. Estratégias e metodologias para a docência em EaD.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
Gestão educacional, Desenho Pedagógico na EaD, Gestão
da aprendizagem na EaD; Gestão de
produção de materiais didáticos, Gestão de pessoas na EaD, Gestão do
conhecimento na EaD; Legislação, Elaboração de Projetos e Sistemas de EaD
PRODUÇÃO DE MATERIAL
DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Direito autoral; Desenho instrucional na EaD,
Estratégias de linguagem e escrita textual, Estratégias de produção de material
didático impresso, audiovisual e on line, Ambientes Virtuais de
Aprendizagem.
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Relação homem-natureza. Ciências, tecnologia e
degradação ambiental. Ciência, tecnologia, ambiente
social e natural. Abordagens metodológicas e práticas de
educação ambiental. Visão sistêmica e interdisciplinar na abordagem das
questões ambientais.
EDUCAÇÃO E
SEXUALIDADE
Educação sexual no contexto da educação brasileira.
Desenvolvimento, manifestações da sexualidade infantil e cotidiano escolar.
Perspectivas contemporâneas para a educação sexual. Educação sexual na
educação básica.
EDUCAÇÃO E
MULTICULTURALIDADE
A reflexão sobre a diversidade étnico-cultural e suas
implicações na sociedade e na organização escolar. Análise dos rituais
pedagógicos que fundamentam a exclusão racial e social nos sistemas de ensino.
A fala e o silêncio da escola, do professor e da criança sobre discriminação e
o racismo. Alternativas para a análise e intervenção educativa centradas na
valorização da diversidade étnico-cultural e na promoção do diálogo entre os diferentes
sistemas culturais.
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO III
A Prática Docente nos
espaços formais e não-formais da educação. Ação docente tendo a praxis como
conceito norteador. O processo de ensino
e suas relações. Práticas
interdisciplinares, significativas e contextualizadas.
Educação Sexual: interfaces
curriculares
Sexualidade como tema transversal. Educação sexual:
interfaces curriculares na construção do projeto político pedagógico na escola.
Produção de projetos intencionais de educação sexual em organizações
educativas.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E
SOCIEDADE
O que é CTS? Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no
mundo atual: contribuições para a formação de um cidadão. A CTS e algumas
questões contemporâneas. Educação CTS: obstáculos e possibilidades para sua
implementação no contexto escolar. Ciência, tecnologia e sociedade e materiais
didáticos. CTS no currículo e formação de professores.
EDUCAÇÃO PARA A
SUSTENTABILIDADE
A crise do mundo atual:
dimensão ambiental/ecológica; outras dimensões da crise (social, econômica,
política). As bases epistemológicas da crise atual. Desenvolvimento,
desenvolvimento sustentável e sociedade sustentável. A educação para a
sustentabilidade e outras perspectivas educativas. Cultura e Sustentabilidade:
ecologia dos saberes. A década das Nações Unidas da Educação para o
Desenvolvimento Sustentável (EDS). Educação para o desenvolvimento sustentável
ou educação para sustentabilidade: questões estratégicas e metodológicas.
ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL I
A leitura e a produção textual. A estrutura do texto
acadêmico. Textualidade e argumentação na produção do texto acadêmico. Gêneros
textuais da esfera acadêmica: definição, finalidade e formatação.
ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL II
Práticas de texto acadêmico. Leitura e análise de
textos produzidos no curso. Reescrita dos textos produzidos. Artigo científico.
ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III
Práticas de texto acadêmico. Leitura e análise dos
textos produzidos no curso. Reescrita dos textos produzidos. Artigo científico.
METODOLOGIA PARA INICIAÇÃO
À PRÁTICA DA PESQUISA E DA EXTENSÃO I
Introdução a produção
cientifica: histórico. Conhecimento Filosófico e Cientifico. Metodologia da
Pesquisa e Extensão. A pesquisa na formação do professor. A pesquisa em
educação.
METODOLOGIA PARA INICIAÇÃO
À PRÁTICA DA PESQUISA E DA EXTENSÃO II
Metodologia do trabalho
Acadêmico cientifico. Abordagem
metodológica da Pesquisa. Concepções metodológicas de Pesquisa. Instrumental
teórico - prático para elaboração e operacionalização de projetos de pesquisa.
Instrumental teórico - prático para a coleta, sistematização e análise dos
dados
METODOLOGIA PARA INICIAÇÃO
À PRÁTICA DA PESQUISA E DA EXTENSÃO III
Relatório da Pesquisa como
instrumento de organização e exposição dos resultados obtidos. Pesquisa e
Prática Pedagógica: o trabalho de Conclusão de Curso
ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO IV
A Prática Docente nos
espaços formais e não-formais da educação. Ação docente tendo a práxis como
conceito norteador. O processo de ensino
e suas relações. Práticas
interdisciplinares, significativas e contextualizadas.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC
Embora não conste da
matriz curricular, está previsto no Projeto Pedagógico que o Trabalho de
Conclusão do Curso (TCC) deverá ser desenvolvido progressivamente, e deverá
estar articulado a um projeto de pesquisa, proposto e desenvolvido durante as
disciplinas Metodologia para Iniciação à Prática da Pesquisa e da Extensão I,
II e III bem como com a proposta e
objetivos do Estágio Curricular Supervisionado I, II e III e IV.
TÓPICOS ESPECIAIS:
- FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - 36 horas (2
créditos)
Iniciação aos conceitos e métodos da descrição
gramatical segundo as abordagens da Lingüística
Moderna. Problemas e limites das teorias gramaticais. Reflexões sobre a
prática pedagógica no ensino fundamental e médio.
- FUNDAMENTOS DA LÍNGUA INGLESA - 36 horas (2
créditos)
Introdução ao desenvolvimento de estratégias de
leitura e estudo de estruturas básicas da língua inglesa. Introdução a
compreensão e produção escrita em língua inglesa.
- FUNDAMENTOS DA LÍNGUA FRANCESA - 36 horas (2
créditos)
Introdução à compreensão e produção oral e escrita de
gêneros das esferas quotidiana (conversação familiar, social, carta pessoal,
convite, diário) e artística (poesia, crônica) e à compreensão (leitura) de
gêneros da esfera acadêmica, em língua francesa.
- SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA – 36 horas (2
créditos)
Temas atuais na área da educação. Função social da
Pedagogia frente aos desafios atuais da sociedade.
- CONVERSANDO SOBRE A SEXUALIDADE ADOLESCENTE – 36
horas (2 créditos)
Conceitos de adolescência. Sexualidade na
Adolescência. Manifestações da Sexualidade Adolescente. Contribuições
Pedagógicas para uma Educação Sexual Compreensiva com @s Adolescentes.
III - QUADRO DE EQUIVALÊNCIA
Matriz Curricular Vigente |
Matriz Curricular Proposta |
||
Disciplina |
Carga Horária |
Disciplina |
Carga Horária |
Filosofia |
105 horas |
Filosofia da Educação |
54 horas |
Psicologia |
105 horas |
Psicologia da Educação I |
54 horas |
Sociologia |
105 horas |
Sociologia da Educação |
54 horas |
História da Educação |
105 horas |
História da Educação |
54 horas |
Direitos Humanos e
Cidadania |
60 horas |
Direitos Humanos e
Políticas Públicas |
36 horas |
Políticas Públicas |
60 horas |
Educação de Jovens e
Adultos |
54 horas |
Antropologia Cultural
e Multiculturalismo |
60 horas |
Antropologia |
36 horas |
Educação e
Multiculturalidade |
54 horas |
||
Educação e Meio
Ambiente |
60 horas |
Educação e Meio
Ambiente |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Linguagem I – SI |
120 horas |
Análise e Produção
Textual I, II e III |
108horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Linguagem I |
72 horas |
||
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Linguagem II – SI |
105 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Linguagem II |
54 horas |
Conteúdos e Metodologias
do Ensino de Matemática I – SI |
90 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Matemática II |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Matemática II – SI |
90 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Matemática III |
54 horas |
Conteúdos e Metodologias
do Ensino de Matemática IV |
54 horas |
||
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Ciências I – SI |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Ciências I |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Ciências II – SI |
60 horas |
Conteúdos e Metodologias
do Ensino de Ciências II |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Historia I – SI |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Historia I |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de HistóriaII – SI |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de História II |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Geografia I – SI |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Geografia I |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Geografia II – SI |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Geografia II |
54 horas |
Estrutura e Funcionamento da
Instituição de Educação Infantil – EI |
60 horas |
Estrutura e Funcionamento
da Instituição de Educação Básica |
54 horas |
Desenvolvimento
Infantil I – EI |
150 horas |
Psicologia da
Educação II |
54 horas |
Arte e Desenvolvimento
Infantil – EI |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino da Arte I |
54 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino da Arte II |
54 horas |
||
Educação Lúdica – EI |
60 horas |
Educação
Lúdica |
54 horas |
Literatura Infantil –
EI |
45 horas |
Literatura Infanto-Juvenil |
54 horas |
Educação e Sexualidade
Humana |
45 horas |
Educação e Sexualidade
|
54 horas |
Educação Sexual:
interfaces curriculares |
54 horas |
||
Educação Especial e
Aprendizagem |
45 horas |
Educação Inclusiva |
54 horas |
Língua Brasileira de
Sinais – LIBRAS |
36 horas |
||
Simbologia Braille |
36 horas |
||
Didática |
60 horas |
Didática |
54 horas |
Didática da Educação a Distância |
54 horas |
||
Produção de Material
Didático para a Educação a Distância |
54 horas |
||
Alfabetização |
60 horas |
Alfabetização e Letramento |
54 horas |
Currículo |
45 horas |
Currículo, Planejamento e
Avaliação Institucional |
54 horas |
Planejamento e
Avaliação Educacional |
60 horas |
Gestão da Educação a Distância |
54 horas |
Organização e Gestão
da Escola Brasileira |
60 horas |
Organização e
Gestão da Escola Brasileira |
54 horas |
Tecnologia, Educação e
Aprendizagem |
90 horas |
Tecnologia, Educação e
Aprendizagem |
54 horas |
Ciência, Tecnologia e Sociedade |
36 horas |
||
Metodologia da Educação a Distância |
60 horas |
Metodologia da Educação a
Distância I |
54 horas |
Metodologia da Educação a
Distância II |
54 horas |
||
Fundamentos da Educação a
Distância |
54 horas |
||
Estatística Aplicada à
Educação |
60 horas |
Conteúdos e
Metodologias do Ensino de Matemática I |
54 horas |
Economia e Trabalho |
60 horas |
Educação para a Sustentabilidade |
54 horas |
Prática de Ensino e
Prática Pedagógica I e II - SI -EI |
345 horas |
Estágio Curricular
Supervisionado I, II, III e IV |
324 horas |
Metodologias para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I e II – SI - EI |
150 horas |
Metodologias para
Iniciação à Prática da Pesquisa e Extensão I, II e III |
108 horas |
Trabalho de Conclusão
do Curso – TCC – SI -EI |
180 horas |
Sem
equivalência |
|
Estudos Independentes
– SI -EI |
465 horas |
Tópicos Especiais |
36 horas |
Atividades Complementares |
270 horas |
IV - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
A avaliação da aprendizagem segue o que determina o Regimento
Geral da UDESC, permitindo adequações necessárias à proposta pedagógica do
Curso e à modalidade a distância. Será expressa em notas de 0,0 (zero) a 10,0
(dez). A avaliação do aluno em cada disciplina deverá verificar o princípio de
avaliação formativa e efetivar-se através dos seguintes instrumentos de
registros:
I) nota da prova escrita de caráter individual e
presencial (peso 5)
II) nota do trabalho individual e/ou em grupo (peso
2)
III) nota da avaliação do professor da disciplina e
do tutor (peso 2)
IV) nota da auto-avaliação do aluno (peso 1).
Após
o fechamento da média parcial de cada disciplina o aluno que não alcançar média
07(sete), deverá realizar “Exame Final”, que será obrigatoriamente presencial,
cujo desempenho será composto por média semestral com peso 6 (seis) e o exame
final com peso 4 (quatro), devendo atingir a média final de, no mínimo, 5,0
(cinco vírgula zero) e freqüência às
atividades do curso não inferior a 75% (setenta e cinco por cento).
Observações:
- Durante o
processo de avaliação formativa de cada disciplina, a recuperação de defasagem
na aprendizagem do aluno deverá ocorrer paralelamente ao transcorrer das
mesmas, sendo neste caso obrigatório o atendimento destes alunos pelo
Professor/Tutor no segundo encontro presencial da semana.
- Caso seja reprovado no “Exame Final”, o aluno
deverá matricular-se na disciplina em que foi reprovado, quando a mesma for
oferecida pela “Tutoria Virtual” do CEAD.
- Por se tratar de um Curso de graduação na
modalidade a distância, a freqüência assume uma conotação diferente da
modalidade presencial. Neste curso o aluno deverá cumprir, integralmente os 20%
da carga horária destinada as atividades presenciais, com os devidos registros
no diário da disciplina que, após encerrado e assinado pelo professor e pelo
professor/tutor, será encaminhado para a Secretaria de Ensino de Graduação do
CEAD.