UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS – CAV

CONSELHO DE CENTRO – CONCECAV

 

 

I – Processo no 31/2000/CAV

 

II – Origem: Departamento de Morfofisiologia

 

III – Assunto: Criação da disciplina eletiva “Biologia Molecular” para o Curso de Agronomia e Medicina Veterinária.

 

IV – Histórico:

Em 18/04/2000 o professor Luiz Carbone encaminhou o projeto da criação da disciplina eletiva, Biologia Molecular, através de ofício ao chefe do Departamento de Morfofisiologia, professor Ivaldo dos Santos Júnior, solicitando um parecer final sobre o mesmo.

Em 10/05/2000 o processo foi submetido ao Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, sendo solicitado vistas ao processo pelo conselheiro Sérgio João Dalagnol.

Em 26/07/2000 em reunião do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária, foi apresentado o citado processo pelo relator que pediu vistas, seu parecer foi aprovado por unanimidade, com a concordância do primeiro relator.

Em 30/09/2000 o mesmo processo foi submetido ao Colegiado do Curso de Agronomia, o qual foi indeferido.

Em 24/11/2000 o pedido foi analisado pelo Conselho de Centro do CAV.

 

V -  Análise:

            O pedido da criação da disciplina eletiva, Biologia Molecular, para o curso de Medicina Veterinária está bem fundamentado,  não interfere em aumento de carga horária total do curso, não havendo necessidade de contratação de professor para ministrá-la. No processo constam os objetivos, ementa, contéudo programático, pré-requisitos (Fisiologia II e Genética), carga horária (30 hs.) semestral, bibliografia e professores responsáveis.

            O CONCECAV acatou a sugestão do relator do pedido de vistas no Colegiado do Curso de Medicina Veterinária professor Sérgio João Dalagnol para trocar o título do presente processo (Introdução a Biologia Molecular), justificado pelo não oferecimento de aulas práticas por falta de condições para aquisição dos equipamentos e ainda suprimir do programa o contéudo do item 3.5 “o sistema imunológico” , considerando que o mesmo é ministrado na disciplina de Imunologia.

            Quanto a criação da mesma disciplina no Curso de Agronomia, o relator no Colegiado fez ponderações, levando em conta os programas das disciplinas de Biologia e Bioquímica e indeferiu o pedido, o qual foi acatado por  todos os presentes

 

VI – Parecer do relator:

            Diante do exposto na análise, seguimos o parecer aprovado pelo Conselho de Centro do CAV, ou seja: a criação da disciplina “Introdução a Biologia Molecular” , no curso de Medicina Veterinária com 30 horas aula e contrário a criação desta disciplina no curso de Agronomia

 

Relator: Anselmo Fábio de Moraes